A vinhaça, também conhecida por vinhoto ou restilo, é um resíduo pastoso e malcheiroso gerado na produção do etanol. Para cada litro de etanol produzido, são gerados em média 12 litros de vinhaça, uma quantidade relativamente alta.
A vinhaça possui alto teor de matéria orgânica, impossibilitando o tratamento e lançamento em corpos de água. Possui altas concentrações de potássio, nitrogênio e outros nutrientes que podem ser lixiviados e contaminar os lençóis freáticos. Sabendo de tudo isso, uma solução é o uso na fertirrigação da lavoura, porém há alguns entraves, como o alto custo na aplicação e no transporte, restringindo as aplicações em áreas próximas à usina, saturando o solo.
Uma solução encontrada é o uso da vinhaça concentrada, otimizando a aplicação na lavoura, reduzindo custos com transporte, distribuição, além da diminuição dos impactos ambientais referentes ao potencial de contaminação dos lençóis freáticos.
Atualmente existem usinas que aplicam a vinhaça in natura em cerca de 70% de sua área de cultivo (NETO, 2005), como biofertilizante, através de irrigação da lavoura de cana-de-açúcar. De maneira geral, a área com o uso da fertirrigação está aumentando a cada safra, visando maior produtividade e redução no uso de fertilizantes químicos, reduzindo assim os custos de produção.
Alguns dos benefícios da vinhaça é o oferecimento de água e nutrientes para a plantação, havendo a possibilidade de recuperar a fertilidade do solo e introduz Ca, Mg e K em profundidade.
No dia 09 de maio de 2018 ocorreu o III Encontro Técnico do PCEM (Programa Cooperativo de Experimentação e Manejo), realizado no CTO (Centro de Treinamento Operacional) da COFCO Agri, Unidade Potirendaba-SP. Estiveram presentes todos os grupos do conselho executivo, dentre os quais COFCO Agri, São Martinho, Biosev e Alta Mogiana apresentaram seus manejos de vinhaça concentrada ou in natura. Em seguida, os participantes visitaram a misturadora de vinhaça da unidade.
O foco principal do encontro foi a discussão sobre as vantagens do sistema de vinhaça localizada e concentrada. A vinhaça concentrada possui maior concentração de nutrientes, reduzindo o custo de aplicação e a quantidade aplicada.
Segundo Da Silva et al. (2007), a adição de vinhaça, juntamente com a incorporação de matéria orgânica, como vem sendo praticado de forma crescente na lavoura canavieira, pode melhorar as condições físicas do solo e promover maior mobilização de nutrientes, em função, também, da maior solubilidade proporcionada pelo resíduo líquido.
Foi um encontro de sucesso, ótima oportunidade de discussão entre as usinas e uma excelente oportunidade de aprendizado para todos os participantes, incluindo os membros presentes do GAPE