Instalação PCEM 7 e PCEM 8

Entre os dias 23 a 27 de Julho, os membros do GAPE Pedro Miguel (Bró-k), Gabriel Marques (Promovido), Victor Rizzo (Sô) e o estagiário Fabrício Geraldini (Caruso) percorreram 2400 km entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (MS) para realizar a instalação dos experimentos PCEM 7 e 8 em diferentes grupos de usinas que integram ao Programa Cooperativo de Experimentação e Manejo (PCEM).

Instalação PCEM 7 e 8

Na terça-feira (24/07), os membros do GAPE alcançaram a cidade de Ivinhema/MS e instalaram o experimento PCEM 7 no grupo Adecoagro. Este experimento será conduzido ao longo de dois cortes de cana (2 anos) e objetiva avaliar o efeito de fontes e doses de Enxofre na produtividade e qualidade tecnológica da cana-de-açúcar. Neste dia, o grupo instalou na mesma unidade o experimento PCEM 8, que visa analisar o efeito da aplicação foliar de Nitrogênio e de Molibdênio como complementos da adubação via solo na produtividade do canavial.

Já na quarta-feira (25/07), ainda no grupo Adecoagro, a equipe fez uma visita técnica aos experimentos instalados na última safra: PCEM 2, que visa avaliar a resposta à adubação nitrogenada em diferentes épocas de corte, bem como o parcelamento de N em soqueira; PCEM 3.1, que avalia a resposta à fosfatagem e à adubação fosfatada em solos de diferentes texturas; PCEM 3.2, que avalia o efeito do parcelamento do Potássio na produtividade da cana-planta, bem como a curva de resposta a este nutriente em diferentes tipos de solo; e PCEM 4, que compara o manejo convencional de cada unidade com o manejo otimizado que visa atingir a produtividade potencial dos canaviais.

Por fim, a equipe deu continuidade à viagem a caminho de Suzanápolis/SP, e na quinta-feira (26/07) visitaram a Usina Vale do Paraná onde também instalaram os experimentos PCEM 7 e 8, com retorno à Piracicaba/SP na sexta-feira (27/07).

O GAPE agradece e parabeniza à equipe técnica pela dedicação, assim como à Adecoagro e à Vale do Paraná pela recepção e empenho no PCEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *