Entre os dias 04 e 09 de dezembro, membros do GAPE realizaram a instalação da nova linha de pesquisa do Programa Cooperativo de Experimentação e Manejo (PCEM), em três membros do Conselho Executivo do Programa. O PCEM 9, tem por objetivo avaliar a aplicação de nitrogênio e micronutrientes via foliar na cultura da cana-de-açúcar.,
Segundo Faroni (2008), a adubação via solo apresenta baixa eficiência do uso dos nutrientes provenientes de fontes minerais, uma vez que processos de perda como imobilização, lixiviação e volatilização podem ocorrer no sistema solo-planta-atmosfera, diminuindo a disponibilidade dos nutrientes às plantas. Sendo assim, a prática da adubação via foliar visa suplementar a adubação via solo, pois fornece os nutrientes diretamente nos sítios de absorção das folhas na época de maior desenvolvimento vegetativo do canavial. Tal prática de adubação, além de promover ganhos de produtividade, apresenta alto rendimento e baixo custo devido à otimização dos processos operacionais.
Nesse sentido, o Protocolo experimental do PCEM 9, desenvolvido durante o IV Encontro Técnico do PCEM, compara o efeito de um macronutriente (N) e cinco micronutrientes (Zn, Cu, Mn, B e Mo), aplicados separadamente e em conjunto via foliar, na produtividade e em parâmetros tecnológicos da cana-de-açúcar.
Quanto ao calendário de aplicações, as primeiras instalações foram realizadas na primeira semana de dezembro de 2018, sendo o prazo para finalização para a segunda quinzena de dezembro. O GAPE, por meio do PCEM, agradece ao Conselho Executivo do Programa pela agilidade e comprometimento durante o período das aplicações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FARONI, Carlos Eduardo. Eficiência agronômica das adubações nitrogenadas de plantio e após o primeiro corte avaliada na primeira soca da cana-de-açúcar. 2008. Tese (Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, University of São Paulo, Piracicaba, 2008. doi:10.11606/T.11.2008.tde-07082008-120827. Acesso em: 2018-12-06.