VI Expedição GAPE

Entre os dias 28 de janeiro e 03 de fevereiro o GAPE realizou sua VI Expedição, visitando produtores, cooperativas e grupos de pesquisas de destaque na região de Rio Verde – GO.

O grupo iniciou a semana com uma visita ao Centro Tecnológico COMIGO, Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, o qual possui atualmente em torno de 7600 cooperados e realiza ensaios sobre temas diversos, como fitossanidade, manejo de plantas daninhas, fitotecnia, entre outros. O GAPE conheceu ainda o complexo industrial da COMIGO, o qual conta com 16 armazéns e possui capacidade de armazenamento de 31 milhões de sacos de soja.

O GAPE visitou também a Sementes São Francisco, a qual conta com 20 mil ha de soja, entre área própria e cooperados, possuindo capacidade de armazenamento de 740 mil sacos de semente de soja.

A Expedição teve continuidade com uma visita à Fazenda Ariranha, do GAPEano formado, Dr. Presuntiño. Durante a visita, a empresa responsável pelo sistema de irrigação da fazenda nos explicou sobre o funcionamento dos pivôs e do software que auxilia na necessidade de irrigação de determinada área. Além disso, pudemos visitar algumas áreas e conhecer o manejo utilizado na propriedade.

Outra visita técnica foi ao GAPES, Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiâno, o qual possui 36 produtores associados e uma área experimental de 53 ha. O GAPES conta com 189 experimentos durante esta safra de 2018/2019.

Realizamos ainda uma visita à Fazenda Vargem Grande, do GAPEano formado, Dr. Xico Lopes, o qual cultiva soja e milho além de criar gado da raça Canchim, uma raça bovina sintética produzida pela EMBRAPA Pecuária, oriunda do cruzamento entre Charolais e Zebu.

Fizemos ainda uma visita à Fazenda Monte Alegre, a qual possui atualmente uma área de 11500 ha, contando com 2700 hectares de área irrigada. O grupo cultiva soja, algodão, milho e feijão.

A expedição teve continuidade com a Visita técnica à Agropecuária Vilela de Queiroz, a qual possui  uma área de curral equivalente a 30 hectares e capacidade estática para 40 mil cabeças de gado, além de cultivar espécies como soja, milho e feijão.

O grupo conheceu também a Sicoob Credi-Rural, Cooperativa de crédito situada em Rio Verde-GO e outras 13 cidades. Durante a visita foram abordados assuntos como investimentos e aplicações na cooperativa, seguro rural, empréstimos e outros benefícios para os cooperados Sicoob Credi-Rural.

Outra fazenda visitada foi a Fazenda Santa Fé, a qual trabalha com agricultura e pecuária. O grupo possui mais de 240 currais de engorda e a capacidade de seu confinamento é de 40 mil cabeças estáticas. Sua meta é abater 100 mil cabeças de gado no ano de 2019. Na agricultura o grupo conta com 2200 ha irrigados, cultivando soja, milho, tomate e feijão.

O GAPE visitou o grupo JHS, conhecendo o manejo utilizado em seus 7500 ha, nos cultivos de soja, milho, algodão e feijão. Durante a visita pudemos conhecer a unidade beneficiadora de algodão do grupo e discutir sobre a produção de sementes de feijão, sendo a JHS uma das maiores sementeiras de feijão do país.

A expedição teve seu encerramento com a visita ao Instituto Goiano de Agricultura (IGA), o qual conta com uma área experimental de 242 ha e conduz uma série de ensaios com fertilizantes, culturas de cobertura, plantio direto entre outros. O IGA foi criado através de uma iniciativa de cotonicultores de Goiás e é membro da AGOPA (Associação Goiana dos Produtores de Algodão).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *