Produção de Algodão tem aumento significativo na safra 2019/20

O algodão se estabelece a cada ano como uma cultura de extrema relevância econômica no Brasil. Isso se confirma com as previsões de aumento da produção da safra 2019/20, com expectativas de se atingirem os 26% de crescimento.

A quantidade a ser colhida pelo Brasil deve ser de 6,249 milhões de toneladas de algodão herbáceo de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo, dessa produção, mais da metade direcionada à exportação.

A área plantada da cultura corresponde a 1,65 milhões de hectares, sendo mais de 1 milhão destes no estado do Mato Grosso (aumento de 32,5% da área comparado à safra anterior, segundo o Imea) e a Bahia como segundo maior produtor no país.

Com os valores estimados para a exportação, o Brasil deve se tornar o segundo maior exportador mundial, ultrapassando a Índia e ficando abaixo apenas dos Estados Unidos. Conforme dados do IBGE, houve um aumento do investimento nas lavouras de algodão influenciado pelos preços elevados no mercado internacional e pelas condições climáticas favoráveis.

Através disso percebe-se a influência de diversos fatores para o crescimento significativo, sendo eles econômicos, climáticos e, principalmente, o aumento da área destinada a essa cultura.

 

REFERÊNCIAS

ARAUJO, Gabriel. Safra de algodão 19/20 do Brasil deve crescer 5%, com recorde de exportações, diz USDA. Disponível em: <https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/algodao/233196-safra-de-algodao-1920-do-brasil-deve-crescer-5-com-recorde-de-exportacoes-diz-usda.html#.XM3Xiy-ZM1h>. Acesso em: 02 maio 2019.

IMEA. Imea divulgou o custo de produção de algodão em MT para a safra 19/20. Disponível em: <https://maissoja.com.br/imea-divulgou-o-custo-de-producao-de-algodao-em-mt-para-a-safra-19-20/>. Acesso em: 01 maio 2019.

ESTADÃO. Safra de algodão deve alcançar recorde de 6,2 milhões de toneladas. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Algodao/noticia/2019/04/safra-de-algodao-deve-alcancar-recorde-de-62-milhoes-de-toneladas.html>. Acesso em: 02 maio 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *