Na última semana, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, após conclusão do procedimento de desregulamentação executados pelas empresas Tropical Melhoramento & Genética (TMG) e a Verdeca (Arcadia Biosciences e a Bioceres Crop Solution) , o uso comercial da variedade de soja transgênica tolerante à seca e outra com a mesma característica combinada com a resistência ao herbicida Glifosato, evento HB4 junto ao “RR1”.
Entretanto, antes do documento definitivo ser emitido, segundo a TMG, abre-se um período de 30 dias para especulações públicas. Posteriormente há a necessidade da aprovação dos principais países importadores do grão para que então seja feito o lançamento comercial, liberando o plantio e a colheita do produto no país. Em outros países como Argentina, China, Paraguai, Bolívia, Uruguai e em parte nos Estados Unidos, submissões para regulamentação estão em andamento.
No Brasil, segundo a CONAB, planta-se hoje, cerca de 36 milhões de hectares de soja (safra 2018/19) e parte significativa está sujeita ao estresse hídrico devido às possíveis condições climáticas indesejadas, podendo ocasionar perdas de produtividade e, com a característica HB4, é possível prever uma redução considerável no risco do produtor.
De acordo com o Gerente Geral da Verdeca, Martin Mariani Ventura, esse novo evento permitirá aos produtores de soja proteger os rendimentos sob condições de estresses climáticos. A desregulamentação dessa tecnologia no Brasil é outro passo significativo para o sucesso da comercialização da HB4® na América do Sul.
Segundo o Gestor de Pesquisa da TMG, Alexandre Garcia, a característica adicionada à soja foi desenvolvida através de um gene nativo do girassol (cultura com maior tolerância ao estresse hídrico). Também, não interrompe os processos biológicos da planta (fixação biológica de nitrogênio, fotossíntese e trocas de carbono) no período de estiagem como em outras variedades que não obtiveram o sucesso com a tolerância anteriormente.
Por fim, experimentos em território argentino na safra 2017/18 demonstraram ganhos expressivos de até 30% de aumento na produtividade quando comparados às variedades sem essa característica.
REFERÊNCIAS
AGRO EM DIA. CTNBio aprova uso comercial de soja tolerante à seca com tecnologia HB4®. Disponível em:<https://agroemdia.com.br/2019/05/28/ctnbio-aprova-uso-comercial-de-soja- tolerante-a-seca-com-tecnologia-hb4/>. Acesso em: 30 maio 2019.
CANAL RURAL. CTNBio aprova uso comercial de soja transgênica tolerante à seca. Disponível em:<https://canalrural.uol.com.br/sites-e- especiais/projeto-soja-brasil/ctnbio-soja-transgenica-tolerante-seca/>. Acesso em: 30 maio 2019.
CONAB. Boletim de grãos completo – maio 2019. Disponível em:<file:///C:/Users/OEM/Desktop/GrosZmaioZ2019_completo.pdf>. Acesso em: 30 maio 2019.
GRUPO CULTIVAR. Soja tolerante à seca será alternativa para estiagens como a dessa safra. Disponível em:<https://www.grupocultivar.com.br/noticias/soja-tolerante-a-seca-sera- alternativa-para-estiagens-como-a-dessa-safra>. Acesso em: 30 maio 2019.