Nos dias 11 e 12 de julho, no Teatro da Unimep (Campus Taquaral) em Piracicaba, aconteceu o IX Simpósio “Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar”. O evento que é realizado pelo GAPE, desde 2003, a cada 2 anos teve a presença de mais de 700 participantes e se consolidou como o maior evento técnico-cientifico do setor sucroenergético. Ao todo foram 19 palestras, divididas em 4 painéis, tratando dos mais diversos temas de relevância para o setor e para os participantes, dentre os quais estavam técnicos das usinas, produtores, pesquisadores, professores e estudantes.
No primeiro dia de evento, o painel “Perspectivas do Setor Sucroenergético” trouxe um panorama atual da situação do mercado de cana, tanto para as usinas quanto para os produtores, mostrando os desafios de um mercado cada vez mais difícil, e mostrando novas oportunidades que surgem como Renovabio e Programa Mudacana.
O segundo painel “Como Fazer a Produtividade Voltar a Crescer” mostrou, a partir, das perspectivas atuais, os caminhos a serem seguidos para trazer de volta bons números de produtividade para os canaviais, como a melhora na implantação e preparo dos canaviais, abordada pelo Prof. Dr. Gaspar Korndorfer e nutrição potássica balanceada, que foi contemplada pelo Prof. Dr. Ismail Cakmak.
No segundo dia de evento, o terceiro painel “Nutrição e Adubação” apresentou as novidades que vem sendo implantadas nos canaviais, com destaque para palestras do uso de vinhaça, como a palestra do Luís Kabbach que falou sobre aplicação de vinhaça lozacalizada, e do Prof. Dr. Rafael Otto que trouxe o tema “Fontes de N para complementação da vinhaça localizada” e.
No último painel do evento, “Manejo do Solo e do Canavial”, foram realizadas palestras que mostraram como novas tecnologias, como utilização de MPB e monitoramento constante, podem trazer ótimos resultados. O evento foi considerado um sucesso e recebeu ótima avaliação dos participantes, palestrantes e patrocinadores. A próxima edição, em 2021, será a décima edição do evento, e promete ser um excelente evento.