TECNOLOGIA É O DIFERENCIAL DA PRODUÇÃO DE GRÃOS E FIBRA NO OESTE DA BAHIA.

No terceiro dia do programa de intercâmbio AgroBrazil que aconteceu nas cidades Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, no estado da Bahia, foi abordado a tecnologia na produção, como sistemas de automação e maquinário inteligente no oeste do estado baiano.

O programa de intercâmbio contou com várias comissões de diversos países, dos quais alguns representantes foram conhecer propriedades, cooperativas e empresas do ramo de grãos e fibra, dando enfoque para os sistemas tecnológicos usado por eles nesta região.

O oeste da Bahia se destaca mundialmente na produção de algodão, principalmente pelo clima favorável e pela alta qualidade da pluma. Atualmente segundo a Conab, o estado colhe mais de 5 milhões de toneladas de soja por ano e é o segundo maior produtor de algodão do Brasil atrás do Mato Grosso. Porém a região se destaca também na área tecnológica para a produção deste e de outros produtos como grãos, dentre os quais, a soja é a principal e chega a até 5% da produção nacional, segundo Conab.

Para se aprofundar no tema do terceiro dia do programa AgroBrazil que foi a tecnologia como diferencial da produção da região, foram trazidas inovações no setor relacionadas a isto. Entre as tecnologias expostas e utilizadas na região estão o monitoramento das áreas via drone, com posterior análise de imagens aprimoramento do manejo de forma localizada. As imagens servem como base de para pesquisa, produção de mapas, detecção de problemas e anomalias na cultura, relacionado a pragas, doenças, deficiências nutricionais e falhas em operações de rotina, entre outros, elas são também o alicerce para a agricultura de precisão, tratando-se de aplicações em taxas variadas,  correções pontuais e manejos diversificados em áreas distintas.

Além disso a tecnologia também é empregada na criação e utilização de aplicativos para acompanhar em tempo real o consumo das máquinas, rendimento e velocidade das mesmas, como também acompanham o dia a dia da fazenda com as atividades e adversidades mesmo em longas distâncias. Os produtores são informados em tempo real do status das operações que são feitas na fazenda há quilômetros de distância por meio dos aplicativos, nos próprios escritórios, de onde podem tomar decisões e ter participação ativa nas atividades do campo.

Estas inovações são fundamentais para a gestão política, econômica e técnica da uma empresa agrícola, pois geram dados para tomadas de decisão sendo na área prática de campo como no âmbito administrativo.

Outro destaque na região pelo algo grau de tecnologia e desenvolvimento é a Associação Baiana de Produtores de Algodão (ABPA), que conta com o maior laboratório de análise de fibras de algodão da América Latina, onde são feitos testes e avaliações tecnológicas da pluma do algodão, 24 horas por dia e 7 dias na semana, para os produtores, cooperativas e empresas da região.

REFERÊNCIAS

NUNES, Muller (Ed.). Com apps e drones, produtores apostam no uso de tecnologias em fazendas para alavancar agronegócio no oeste da Bahia. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/ba/bahia/avanca/noticia/2019/05/28/comapps-e-drones-produtores-apostam-no-uso-de-tecnologias-em-fazendas-paraalavancar-agronegocio-no-oeste-da-bahia.ghtml>. Acesso em: 14 ago. 2019.

PAKULSKI, Leticia (Ed.). Bahia Farm Show: oeste baiano se prepara para colher safra de algodão 15% maior. 2019. Disponível em:

<https://www.terra.com.br/economia/bahia-farm-show-oeste-baiano-se-preparapara-colher-safra-de-algodao-15maior,0aff926bd6c63e2f527de5a36c451573k95pbzz7.html>.Acessoem:14ago.0 19.

CNA. Tecnologia é diferencial da produção de grãos e fibras no oeste da Bahia. 2019. Disponível em:

<https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/graos/240130-tecnologia-ediferencial-da-producao-de-graos-e-fibras-no-oeste-da- bahia.htmlutm_source=r7#.XVMrVehKjIU>. Acesso em: 14 ago.

CONAB. ACOMPANHAMENTO DE SAFRAS GRÃOS: V. 6 – SAFRA 2018/19- N. 11 – Décimo primeiro levantamento | AGOSTO 2019. 2019. Disponível em: <file:///C:/Users/55199/Downloads/BoletimZGrosZagostoZZCompletoZ2019.p>. Acesso em: 15 ago. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *