Há anos o produtor tem pecado no manejo de plantas daninhas no Brasil e isso fez com que muitas dessas plantas se tornassem resistentes aos principais herbicidas, como o glifosato. Por isso, o controle de plantas daninhas é citado como um dos principais gargalos de produção, tendo elevado custo e baixa eficiência quando manejado incorretamente. Sabendo disso, qual seria uma estratégia de manejo eficiente?
A dessecação pré plantio é uma estratégia importante para ajudar no controle de plantas daninhas na cultura da soja, principalmente quando há presença de plantas resistentes como no caso do capim amargoso.
Segundo a Embrapa, a mato-competição pode ocasionar perdas de até 90% na produção de soja e só o capim amargoso, se a infestação atingir 8 plantas por metro quadrado, pode provocar perdas na produtividade que chegam à 45%.
Atualmente, de acordo com Rezende (2018), o controle de capim-amargoso feito pela maioria dos produtores tem rendimento de apenas 69%, enquanto um manejo de maior qualidade pode atingir eficiência de até 90% que falando em produtividade, é um acréscimo de até 10 sacas/ha.
Para se obter uma maior eficiência nesse processo, as primeiras aplicações devem ocorrer cerca de 25 dias antes da semeadura da soja. Após esse procedimento, várias daninhas ainda irão sobrar no campo e assim, em pré-plantio, usa-se aplicação sequencial com um herbicida de contato para diminuir o rebrote e outro de pré-emergência para controlar o banco de sementes que ficam no solo, garantindo uma área mais limpa quando a soja emergir e facilitando um possível controle em pós emergencia. A escolha do herbicida irá depender da população e das espécies de plantas daninhas na área.
Características de uma dessecação eficiente
- É realizada no momento correto;
- Elimina completamente a vegetação existente;
- Evita fitotoxicidade à cultura quando se utilizam herbicidas com ação residual;
- Evita perda do potencial produtivo da cultura.
Disponível em:
https://www.embrapa.br/tema-plantas-daninhas/sobre-o-tema
Texto de Bruna Giacon e Lucas Demétrio.