EXPERIMENTAÇÃO – IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O MANEJO ADEQUADO

Você sabe a importância da experimentação para o manejo adequado do uso de fertilizantes?

A produtividade das culturas é influenciada por diversos fatores, dentre eles o uso de fertilizantes. A aplicação de fertilizantes deve ser bem planejada, de modo que a planta não sofra com a deficiência ou com o excesso nutricional. A partir disso destaca-se a importância da experimentação agrícola no processo de avaliação de produtos, determinação de doses e manejo adequado. A avaliação desses produtos é de extrema importância para sua validação no mercado, para que seja comprovado a segurança e eficácia de seu uso.

A regulamentação do uso e comércio de fertilizantes se dá pela Lei no 6.894/1980, que analisa temas como garantias e parâmetros de qualidade dos insumos, limites máximos de contaminantes, produção e comércio, embalagem e rotulagem, fiscalização e sanções administrativas (Coelho, 2007).

Dessa forma, o GAPE (Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão) atua há 22 anos visando gerar dados e conhecimento acerca do uso de fertilizantes. Nossos campos estão localizados em diversos centros produtores do país, em parceria com empresas do setor de fertilizantes minerais, orgânicos e organominerais, além de produtos biológicos.

 

Referências

COELHO, Hideraldo José. REGULAMENTAÇÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS: FERTILIZANTES ORGÂNICOS, CONDICIONADORES DE SOLO E SUBSTRATOS. In: WORKSHOP INSUMOS PARA A PRODUÇÃO ORGÂNICA, 1., 2007, Embrapa. REGULAMENTAÇÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS. Embrapa: Mapa, 2007. p. 1 – 39. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/eventos/2007/workshop/organica/download/ins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *