No dia 31/07/2018, o GAPE realizou o V Ciclo de Palestras, que contou com a presença do Prof. Dr. Rafael Otto, coordenador do Grupo, de GAPEanos formados e de membros de outros grupos de extensão da ESALQ. Foram realizadas oito apresentações relacionadas aos experimentos com soja e milho no campo, em casa de vegetação e de laboratório conduzidos pelo GAPE na última safra, além da abertura realizada pelo Prof. Dr. Rafael Otto, e encerramento pela Eng. Agrª. Msc. Gabrielle Lombardi.
A primeira apresentação do evento, ministrada pela Nathália Sartore (D-barro), apresentou os resultados obtidos com ensaio realizado em casa de vegetação o qual buscava avaliar a lixiviação de nitrogênio e potássio oriundo de fertilizante organomineral e mineral em solo de textura média. Em seguida, Breno Nyssen (Intulio), realizou apresentação de ensaio também realizado em casa de vegetação visando avaliar a lixiviação de boro oriundo de fontes de diferentes solubilidades em solo de textura média e argilosa.
A terceira apresentação foi realizada pelo membro Gabriel Marques (Promovido), onde o mesmo falou sobre o experimento realizado em Rio das Pedras/SP, o qual buscava determinar a marcha de absorção de boro oriundo de fontes de diferentes solubilidades na cultura da soja, além da resposta das fontes na produtividade da cultura. Ana Carolina Melo (Crocs), Vitor Botter (Kna-braba) e Vinícius Marangoni (Tãpico), apresentaram três ensaios realizados pelo GAPE na Agroeldorado Agricultura e Pecuária LTDA, localizada em Uberlândia/MG. Ana Melo apresentou sobre o experimento onde foram testadas fontes e doses de magnésio aplicados via foliar na cultura da soja, já Vitor Botter falou sobre o ensaio realizado com consórcio milho-braquiária, e Vinícius Marangoni sobre ensaio que buscou avaliar a resposta das culturas da soja e milho em função da aplicação de fontes e doses de magnésio junto a semeadura das mesmas.
Após o almoço, Pedro Bernardes (Bró-k) apresentou sobre experimento realizado em laboratório avaliando a perda de nitrogênio por volatilização de amônia em diferentes tratamentos aplicados a ureia, e por último, Bruno Loman (Sóli-1) apresentou sobre projeto que visa avaliar a eficiência de método para melhor representação de propriedades físico-químicas de lotes de fertilizantes amostrados.
O evento é realizado pelo GAPE todo ano, sendo de extrema importância para discussão dos resultados gerados pelo grupo, e também para discussões de pontos que podem ser melhorados na condução dos próximos ensaios.
O GAPE agradece a todos nossos parceiros, que possibilitam a realização dos experimentos, e a todos que participaram de nosso evento.