O GAPE (Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão) realizou duas instalações do PCEM 8 – Parcelamento da Adubação Nitrogenada via solo e via foliar na cana-de-açúcar na última semana.
No dia 28 de agosto, o membro do GAPE Vitor Botter (Kna-Braba) e o junto ao membro do processo seletivo Gustavo Nyssen (Kangaceiro), viajaram a cidade de Paraguaçu Paulista – SP para instalação na Agroterenas e no dia 31 de agosto o membro do GAPE Pedro Miguel (Bró-k) junto ao membro do processo seletivo, Gabriel Bernardi (Fátima), viajaram ao município de Nova Independência – SP para instalação na Usina Ipê, do Grupo Pedra Agroindustrial.
O PCEM 8, parcelamento da adubação nitrogenada via solo e via foliar em cana-de-açúcar, tem como objetivo verificar o efeito da aplicação foliar de Nitrogênio e Molibdênio complementando a adubação via solo na produtividade do canavial. De acordo com Trivelin (1988) a adubação foliar pode contribuir para minimizar os efeitos prejudiciais da deficiência de nutrientes, complementando a adubação de base e ou de cobertura.
O experimento possui 9 tratamentos com 4 repetições, e é realizado em sua primeira etapa com a aplicação de cloreto de potássio, superfosfato triplo e nitrato de amônio nas linhas de cana, como uma adubação padrão. Já para a segunda etapa, adubação foliar, que será realizada entre novembro e dezembro, as doses e parcelamento serão analisados. Além disso, serão comparados os dados da aplicação foliar com e sem adubação nitrogenada via solo.
As instalações foram realizadas com espaçamentos diferentes, de acordo com especificações do local instalado, na Agroterenas foi usado espaçamento duplo (1,5m x 0,9m), enquanto na Usina Ipê, o espaçamento foi simples (1,5 m x 1,5 m).
O GAPE parabeniza a equipe técnica pela dedicação e agradece a Agroterenas e ao Grupo Pedra Agroindustrial por todo o apoio durante a instalação
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
TRIVELIN, PCO et al. Adubação foliar de cana-de-açucar (saccharum spp) absorção e translocação de uréia-N. Embrapa Pecuária Sudeste-Artigo em periódico indexado (ALICE), 1988.