No dia 11 de setembro de 2018, os membros do GAPE Bruno Loman (Soli-1), Victor Rizzo (Sô) e Tassiane viajaram para Paulínia realizar amostragem de fertilizantes, referente ao Projeto ANDA, o qual diz respeito ao controle de qualidade dos fertilizantes produzidos e entregue aos produtores.
Durante a produção de fertilizantes formulados ocorre a mistura de grânulos, com diferentes densidades, tamanhos e formatos, visto isso, pode-se ocorrer a segregação dos grânulos, resultando em diferença na quantidade de nutrientes aplicados na lavoura.
Respeitando as normas da Agencia Nacional de Difusão de Adubos (ANDA) deve ser realizado a amostragem de certa quantidade de ‘bigs-bags’, podendo ocorrer diferenças entre eles pelo método de armazenagem, local, transporte e método de amostragem.
O estudo consiste em diversos tipos de amostragem dos ‘bigs-bags’, o primeiro método recomenda a retirada de amostras de 5 ‘big-bags’ dentro de um lote de 50, com 3 sondagens por ‘big-bag’. Por sua vez, os outros métodos de amostragem são de 50%, 75% e 100% do lote fabricado, com somente uma sondagem por ‘big-bag’, visando assim determinar qual o melhor e mais eficiente.
As análises foram realizadas em quatro tipos de fertilizantes formulados, sendo eles o 20-05-20; 08-20-20 + 0,5 Zn; 30-00-20; 02-20-20 + 0,5 Zn. Por fim, é mais uma das amostragens já realizadas, que dependendo do resultado, beneficiará o controle da qualidade dos fertilizantes entregues aos clientes.