A produção de cana-de-açúcar se concentra nas regiões Nordeste e Centro-Sul do Brasil, sendo que a segunda região, de acordo com a União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA), atingiu moagem de 38,51 milhões de toneladas durante a primeira metade de setembro. De acordo com esses números, constatou-se uma queda de 15,31% sobre o resultado da mesma quinzena do ano passado, além disso, a queda na produção durante a mesma quinzena de 2017 foi significante, acumulando a perda de produtividade constada em 9,16% de acordo com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) apud UNICA.
Essa redução da moagem foi ocasionada principalmente pela baixa umidade no solo causada pela redução de chuvas, aliás o clima está sendo um fator que está causando bastante preocupações para os produtores e usinas em geral, visto que a estimativa para a próxima safra, continua sendo de decréscimos na produtividade e na moagem. Segundo dados da CONAB, haverá uma redução de 1,2% na produção de cana em relação à safra anterior, sendo estimada em 625,96 milhões de toneladas.
A partir de uma pesquisa realizada em 237 unidades, constatou que a moagem para dezembro de 2018 reduzirá significativamente quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, tendo 12% das empresas processando em dezembro de 2018, contra 36% que ainda estavam processando em 2017 para o mesmo mês. Com essa pesquisa também se chega ao número de que aproximadamente 40% das empresas devem encerrar a safra até o final de outubro, e 49% das empresas devem concluir a moagem ao longo do mês de novembro. (UNICA, 2018)
A paralização para manutenção de muitas usinas será antecipada durante essa safra, entretanto esse fator não altera os valores de mercado dos produtos, devido ao fato do grande estoque de açúcar que o Brasil ainda possui. Entretanto, espera-se que o cenário não será o mesmo para 2019, onde possivelmente haverá aumento nos valores de mercado dos produtos derivados da cana.
REFERÊNCIAS:
UNIÃO DA INDÚSTRIA DE CANA DE AÇÚCAR. Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. 2018. Disponível em: <http://www.unicadata.com.br/listagem.php?idMn=63>. Acesso em: 25 set. 2018.