O Brasil é um grande produtor e exportador de soja, e tem a China como seu principal parceiro, uma vez que esse país representa o destino de quase toda a quantidade exportada desse grão. Porém, o surto de peste suína que vem afetando o país asiático nos últimos meses está resultando na redução das importações de soja pelo país. A soja é o principal ingrediente utilizado na ração animal, isso fez com que sua compra fosse muito afetada pelos problemas da peste africana, que reduziu em grandes proporções o rebanho suíno na China.
As importações chinesas tiveram redução de 31% em maio desse ano, em comparação com o mesmo mês do ano anterior segundo dados da Administração Geral de Alfandegas divulgados na terça-feira, 25/06/2019. A compra realizada pela China foi de 6,3 milhões de toneladas, contra 9,124 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano a importação chinesa atingiu 31,750 milhões de toneladas de soja. A grande queda na importação ocorre em um momento que os surtos de peste africana já atingiram quase todas as regiões da China. Surto esse que teve seu primeiro registro em agosto de 2018.
Segundo o Rabobank, a peste suína pode representar uma redução de cerca de 30% na produção de carne suína na China em 2019, algo com enorme impacto econômico no país e nos países comercialmente envolvidos com a China. O problema citado também influenciou na queda das importações de milho e trigo pela China, porém em proporções inferiores às da soja, já que esta representa a principal fonte de proteína fornecida aos animais.
Outro fator que afetou a compra de soja brasileira foi a esperança de que a guerra comercial entre China e Estados Unidos da América pudesse chegar a um fim, o que gerou expectativa nos compradores de importar produto dos EUA. Porém, os atritos comerciais se mantiveram durante o mês de maio.
REFERÊNCIAS
Importação de soja brasileira pela China recua 31% em maio com reflexos da peste suína. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2019/06/25/importacao-de-soja-brasileira-pela-china-recua-31percent-em-maio-com-reflexos-da-peste-suina.ghtml>. Acesso em: 27 jun. 2019.
ISTOÉ. China: importação de soja, milho e trigo recua em maio. 2019. Https://istoe.com.br/china-importacao-de-soja-milho-e-trigo-recua-em-maio/. Disponível em: <https://istoe.com.br/china-importacao-de-soja-milho-e-trigo-recua-em-maio/>. Acesso em: 27 jun. 2019.