CAFÉ ARARA: UM EXPONENTE NA PRODUÇÃO DO CAFÉ BRASILEIRO

O café da variedade Arara estudado pela Fundação Procafé desde 1997 a dois anos vem ganhando espaço no mercado brasileiro e obtendo notas significativas no ranking de classificação nacional. Além de agradar o produtor na parte fitossanitária, já que apresenta imunidade a ferrugem dando maior valor de mercado ao café, visto a redução de produtos químicos.

A variedade Arara foi originada do cruzamento natural entre Obatã, híbrido de Sarchimor com Catuai gerando um indivíduo que sofreu cruzamento com o Icatu amarelo. O café Arara possui um formato de copa mais compactado e de maior diâmetro, favorecendo a colheita tanto mecânica como manual aumentando até 20% a eficiência do processo.

Na produção de botões florais o Arara também se comporta de maneira positiva das demais variedades. A produção de grãos de café também ocorre em ramos mais velhos da planta, peculiaridade devido ao acumulo de gemas florais, que mesmo em pequenas quantidades são capazes de aumentar a produção total da planta. Estudo realizado pela Fundação Procafé, em 19 propriedades nas regiões mais significativas, mostrou uma produtividade 35% maior do Arara comparado ao Catuai, variedade mais plantada no Brasil.

Além das qualidades citadas, o café Arara se destaca quanto aos aspectos fitossanitários. A variedade possui imunidade a ferrugem, resistência a pseudômonas, responsável por causar manchas de coloração parda e queima do fruto, além de possuir imunidade a phomas, doença que leva a queima do ponteiro e ramos laterais. Tais aspectos favorecem o uso reduzido de produtos agroquímicos nos cafezais beneficiando, assim, o cultivo mais orgânico e a agregação de valor sobre o produto comercializado.

Em relação ao grão produzido, a variedade tem como característica grãos amarelos, de tamanho médio a grande, alto vigor, boa qualidade, maturação tardia e alta aderência ao ramo, proporcionando um gral de dificuldade maior na colheita manual, porém maior resistência do grão a queda.  Além disso, teste comparando novamente a variedade Arara com a Catuai mostra que seu grão dispara na frente em quesito de tamanho. De 100g de cada variedade analisa 18,8 g do café Catuai passou na peneira de 16 mm enquanto apenas 2,3 g do Arara passou na mesma. Por fim, no teste de qualidade cada vez mais o Arara vem ganhando evidencia, já que a nível de classificação nacional, de 100 ponto ele obteve 94 nas analises sensoriais.

 

REFERÊNCIAS

Conheça o café Arara, variedade resistente a doenças e com boa produtividade. Minas Gerais: Globo Rural, 2019. Son., color. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/7781629/>. Acesso em: 29 jul. 2019. G1. Café do tipo Arara começa a ganhar espaço nas lavouras do Sul de Minas. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/07/cafe-do-tipo-arara-comeca-ganhar-espaco-em-lavourasdo-sul-de-minas.html>. Acesso em: 30 jul. 2019.

MATIELLO, José Braz. Cultura de café Arara mostra características novas na região de Araxa. 2018. Disponível em:<https://www.cafepoint.com.br/noticias/tecnicas-de-producao/cultivar-de-cafearara-206753/>. Acesso em: 30 jul. 2019.

PROCAFÉ. Cultivar de café Arara, a campeã de qualidade. 2017. Disponível em: <https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/cafe/204263-procafecultivar-de-cafe-arara-a-campea-de-qualidade.html#.XUF-v-hKjIU>.Acesso em: 31 jul. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *