Potássio: Dinâmica e experimentos

O potássio é um macronutriente utilizado em grande escala pelas culturas. Esse elemento se encontra sob a forma de cátion monovalente, e caracteriza-se por ser o íon mais abundante nas plantas, as necessidades variam de 20 a 50 g kg-1 de massa das partes vegetativas secas da planta (MALAVOLTA, 2006). Este nutriente não participa de uma estrutura específica da planta ou de moléculas orgânicas como o nitrogênio e o enxofre, entretanto é de suma importância para o desenvolvimento.

O potássio apresenta diversas funções para o desenvolvimento dos vegetais, podendo se destacar a atuação no movimento estomático promovendo a abertura e fechamento deste, o que responsabiliza esse nutriente pelo controle hídrico da planta. Além disso, esse nutriente participa de reações como um ativador enzimático assim como muitos outros nutrientes.

No solo, quando em solução, esse nutriente é muito suscetível a lixiviação, apresentando perdas significativas. O comportamento desse elemento é bastante dinâmico, em que a passagem do potássio adsorvido aos coloides para a solução ocorre constantemente afim de se manter o equilíbrio do sistema, tornando-se disponível as plantas e suscetível a lixiviação (BRADY & WEIL, 2013).

Você sabia que o GAPE possui experimentos com potássio?

A partir da importância desse nutriente para as culturas e dos problemas relacionados à sua perda, se torna altamente necessário o estudo e ensaios sobre esse nutriente. Sendo assim, o GAPE apresenta linhas de pesquisa que avaliam o parcelamento da adubação potássica em cana-de-açúcar, em busca de uma melhor relação entre o aporte do nutriente e a produtividade.

Além disso, o grupo realiza experimentos que avaliam fontes diversificadas desse nutriente, em que se utiliza fontes de menor solubilidade em busca de uma liberação mais gradual do potássio, resultando em um maior efeito residual desse elemento no solo.

Referências

BRADY, Nyle C.; WEIL, Ray R.. ELEMENTOS DA NATUREZA E PROPRIEDADES DOS SOLOS. 3. ed. Porto Alegre: Bookman Editora Ltda, 2013.

MALAVOLTA, Euripedes. Manual de nutrição mineral de plantas. Piracicaba-sp: Ceres, 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *